terça-feira, 31 de julho de 2012

Traineira encalhada em Itaipu

Final de semana triste na praia.
Num dos raros finais de semana que não me dedico à velejar, resolvi ir para a praia de Itaipu, perto de casa. Pela manhã, sozinho, bem cedo, observei uma traineira de madeira encalhada de proa na areia. O nome  Estrela Azul pintado no casco. O mar estava bem calmo e as marolas passeavam sobre o convés do velho barco de uns 15 metros. Fui bem perto para ver e conversando com um pescador local descobri que o barco fez água perto de Ponta Negra (mais a leste) e o comandante resolveu encalhar na praia. Havia chegado lá com o motor ligado por volta das seis da tarde anterior.
Perguntei se estavam preparando o socorro antes do mar virar. O pescador disse que não havia percebido nenhuma preocupação neste sentido da tripulação, mas que seria muito fácil tirar aquele barco de lá.
No meio da tarde voltei para a praia e a cena já era bem triste: As ondas já surravam o casco com vontade e o cheiro do diesel derramado na água já incomodava. Lentamente o brilho da Estrela Azul se apagava na areia da praia. No domingo, fiquei com as crianças catando os pedaços que o mar trazia da traineira despedaçada para a areia. Nada foi feito, nem para salvar o barco, nem tão pouco o meio ambiente... Triste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário